Corpo Docente e Professores Convidados

Objetivo do Curso

Realizar uma abordagem completa sobre os aspectos teóricos e práticos do Direito Registral e Notarial. O programa do curso abrange o estudo das normas e atividades pertinentes a todas as serventias extrajudiciais, a saber: o Registro de Imóveis (com especial ênfase no estudo dos negócios imobiliários e no procedimento de implantação de empreendimentos), o Registro Civil de Pessoas Naturais, o Registro Civil de Pessoas Jurídicas, o Registro de Títulos e Documentos, o Tabelionato de Notas e o Tabelionato de Protestos. Para o alcance desse escopo, serão ministradas aulas teóricas por professores renomados em suas especialidades, além de aulas práticas que refletem o dia a dia da atividade nos ofícios e tabelionatos, com discussões a partir de casos concretos, o que permite o exame e o debate crítico. O curso não descura da história nem da especificidade do sistema notarial e registral brasileiro, ao mesmo tempo em que contempla os novos aspectos que envolvem as serventias na era digital (certificação digital, documentos eletrônicos, blockchain, bitcoin, entre outros). O estudo da legislação e da jurisprudência será complementado com a análise das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (Tomo II).

Público Alvo
Bacharéis em Direito, Advogados, Juízes, Promotores, Procuradores, Registradores, Tabeliães, Escreventes e Auxiliares de Tabelionatos e de Ofícios de Registros, entre outros profissionais que atuam na área do Direito.

O IDP | São Paulo reserva-se o direito de substituir professores ao longo do Curso, bem como alterar a programação das aulas. Os módulos do curso de Especialização são independentes e autônomos e não exigem outros módulos como prerrequisito.