Mestrado em Direito, Justiça e Desenvolvimento

CONCEPÇÃO DO CURSO
O Programa de Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento surge com uma proposta interdisciplinar. O IDP São Paulo, ciente da necessidade de diálogo entre as áreas do conhecimento para uma formação completa do profissional, oferta esse curso de pós-graduação stricto sensu com o objetivo de promover intercâmbio de profundidade e qualidade entre diferentes subáreas do Direito, as demais Ciências Sociais Aplicadas e as Ciências Humanas, particularmente a Administração, a Ciência Política, a Economia e a Sociologia.
Assim, objetiva-se contribuir para a produção de conhecimento e capacitação profissional, de modo que o profissional esteja cada vez mais apto a adotar medidas que promovam o desenvolvimento social, econômico, político, técnico e cultural do país.

FORMATO INOVADOR
Oferece-se ao aluno a liberdade para construir um plano de estudos que mais se adeque às suas necessidades, tempo, e interesses acadêmicos e profissionais. Essa liberdade é garantida pela estrutura curricular, que é formada por 05 (cinco) disciplinas obrigatórias e 07 (sete) disciplinas optativas.
O curso regular é desenvolvido em 04 (quatro) semestres. As disciplinas são cursadas durante os três primeiros semestres, e o aluno dedica os dois últimos semestres para a qualificação e defesa de sua dissertação.
As disciplinas são oferecidas às sextas e aos sábados, o que permite ao aluno conciliar sua participação no Mestrado com o seu exercício profissional.

ÁREAS DE PESQUISA

O Mestrado é composto por quatro sublinhas de pesquisa.
Entre as sete disciplinas optativas que deverá cursar, o estudante tem total liberdade para optar por qualquer combinação de disciplinas das quatro sublinhas de pesquisa, de forma a melhor atender aos objetivos de sua pesquisa. Estimula-se, fortemente, que o estudante curse disciplinas de diferentes áreas de interesse, com vistas a ressaltar o caráter interdisciplinar da formação do mestrando.
1.  Corrupção e Criminalidade Econômica
2. Empresa e Contratos
3. Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
4. Constituição, Políticas Públicas e Democracia

PROCESSO SELETIVO

O Processo de seleção compreende as seguintes fases:

1) Análise do Currículo Acadêmico e Profissional;

2) Avaliação do Memorial do Candidato;

3) Avaliação oral, por meio de entrevista com a banca examinadora.

Mas o que é um Mestrado Profissional?

Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mestrado Profissional é a Pós-Graduação Stricto Sensu que se destina à capacitação de profissionais que atuam no mercado de trabalho. Por meio dele, busca-se congregar o conhecimento atualizado com uma metodologia pertinente, aplicando-os no campo específico de atuação.

Assim, destina-se ao aperfeiçoamento do exercício de prática profissional avançada, que atenda às demandas do mercado de trabalho e da sociedade, tendo em vista o desenvolvimento nacional, regional ou local e a produtividade de organizações públicas e privadas. Esse é o diferencial em relação ao Mestrado Acadêmico. Vale dizer que o grau e prerrogativas são os mesmos para o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico.

E Qual o Público-Alvo do Programa?

O Programa de Mestrado do IDP é voltado para profissionais do setor privado e do setor público que desempenham atividades relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico nacional, regional ou local, lidando com complexidades políticas, econômicas e sociais.
Assim, destina-se a quem atua, nos setores privados e público, com:

Escritórios de Advocacia;

Administração Pública Direta e Indireta;

Fundos de investimento;

Consultorias jurídicas e econômicas especializadas;

Escritórios de análise e avaliação de políticas públicas;